Proposta Pedagógica

Baseado na proposta construtivista, ou seja, todo trabalho com nossos bebês e crianças são baseados na construção do aprender. Entendemos que todos possuem conhecimentos e que esses são ferramentas para a composição de novas aprendizagens. A ideia de que o conhecimento é construído por meio das interações entre sujeitos e o meio. Uma proposta que promove a liberdade do ser, pensar e fazer.

Norteados por esses ideais pedagógicas, buscamos implementá-los em algumas práticas. Veja quais são:

Currículo centrado

na infância

A ideia de trabalhar com um currículo que atenda às necessidades dos bebês e das crianças, proporcionando vivências reais e cheias de contextos. Perceber a individualidade faz com possamos traçar metas e objetivos com significados e muita aprendizagem.

Cotidiano

A prática diária dos elementos do cotidiano, de maneira simples e real traduz o conhecimento embutido em todas as situações vividas dentro e fora da Escola. Desde a chegada até a saída, esses temas são tratados com cuidado e respeito que uma boa infância precisa.

Cuidados e detalhes

Todo material oferecido para as crianças é pensado em sua amplitude e tem que ser capaz de provocar bons encontros de aprendizagem. Conhecer a fundo as crianças e suas necessidades capacita ainda mais o olhar do educador que troca experiências e conhecimento com esses bebês e crianças, por meio de perguntas instigantes que ampliam a curiosidade nata, maximizando sua potência através do brincar. Entender do desenvolvimento infantil facilita essa intervenção e cuidado.

Diferentes linguagens

Diferentes
linguagens

A principal ferramenta utilizada pela Escola é o brincar. E, através de diversas brincadeiras e objetos que podem virar brinquedos, levamos uma proposta de currículo flexível e centrado na infância, proporcionando o uso de diferentes linguagens para que os bebês e as crianças possam trazer à tona suas potencialidades, dificuldades e descobertas. Um ritmo que aborda linguagens comuns e do cotidiano que envolve o cuidar em diferentes estâncias.

Primeiríssima infância (4 meses a 3 anos)

Trabalho centrado no livre movimento dos bebês. Uma rotina pautada no cuidado e no respeito com um olhar peculiar na individualidade. Espaços preparados para acolher as diferentes fases e também provocar o desenvolvimento.

Infância (4 a 6 anos):

As crianças um pouco maiores passam a ter aulas regulares em uma grade curricular de 4 horas no período da manhã.

Para essas turmas, o trabalho será feito de maneira mais instigante, com questões que as próprias crianças trarão para a Escola do seu universo particular e que os educadores vão abraçar, mediá-las e transformá-las por meio de boas perguntas. Ao ser confrontado com outros pontos de vistas e novas informações, o aluno tem a possibilidade de agregar novas saberes, desconstruir o que já era sabido e reconstruir seu conhecimento com base em novas perspectivas trazidas por seus colegas e educadores.

Esse processo dialético permite a criança ser criadora de seu próprio amadurecimento cognitivo, ser capaz de absorvê-lo, ampliá-lo, maturá-lo de acordo com seu próprio tempo e vontade de aprender mais sobre determinado assunto.

Nossas inspiracões

Anna Tardos

(psicóloga húngara)

Emmi Pikler

(pediatra húngara)

Paulo Freire

(educador brasileiro)

Loris Malaguzzi

(educador italiano)

Para mais informações, entre em contato conosco!