Proposta pedagógica

conheça nossa

Proposta Pedagógica

Em nossa escola de educação infantil, a proposta pedagógica é fortemente influenciada pela abordagem construtivista. Acreditamos que cada bebê e criança já possui conhecimentos prévios que são ferramentas essenciais para a construção de novos saberes. O conhecimento, para nós, é algo que se constrói a partir das interações entre a criança, os educadores e o meio ambiente. Essa filosofia valoriza a liberdade de ser, pensar e fazer, promovendo um espaço de aprendizado contínuo e dinâmico.

Com base nesses princípios pedagógicos, buscamos implementá-los por meio de práticas que estimulem a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade de cada criança. Essas práticas estão presentes em nosso dia a dia e são fundamentais para o desenvolvimento integral dos pequenos, respeitando o tempo e as necessidades individuais de cada um.

Currículo centrado na infância

Na nossa escola o currículo é cuidadosamente planejado para atender às necessidades de cada bebê e criança, oferecendo vivências reais e ricas em contextos significativos.

Acreditamos que o desenvolvimento de cada criança é único, e ao perceber a individualidade de cada uma, conseguimos traçar metas e objetivos que têm verdadeiro significado para elas, promovendo aprendizagens genuínas.

Esse currículo centrado na infância permite que nossas práticas pedagógicas sejam personalizadas, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança, e contribuindo para a formação de um ambiente onde o aprendizado acontece de forma natural e envolvente.

Cuidados e detalhes

Em nossa escola, cada material oferecido às crianças é cuidadosamente selecionado para provocar encontros significativos de aprendizagem. Acreditamos que, ao conhecer a fundo as necessidades e características individuais de cada criança, conseguimos enriquecer o olhar do educador, permitindo que ele troque experiências e compartilhe conhecimento de maneira mais eficaz. Por meio de perguntas instigantes, incentivamos a curiosidade natural das crianças, maximizando seu potencial de aprendizado por meio do brincar.

Entender profundamente o desenvolvimento infantil é fundamental para proporcionar uma intervenção e um cuidado adequado, garantindo que cada momento no ambiente escolar seja aproveitado para o crescimento cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Cotidiano

Em nossa escola a prática diária é permeada pelos elementos do cotidiano, de forma simples e real. Acreditamos que o conhecimento está embutido em todas as situações vividas, tanto dentro quanto fora da escola. Desde o momento da chegada até a saída, tratamos com cuidado e respeito todos os aspectos da rotina, garantindo que cada experiência faça parte de um processo de aprendizagem contínuo, respeitando as necessidades de uma boa infância.

Diferentes linguagens

A principal ferramenta utilizada em nossa escola infantil é o brincar. Através de diversas brincadeiras e objetos que se transformam em brinquedos, oferecemos um currículo flexível e centrado na infância, que permite aos bebês e crianças explorar suas potencialidades, dificuldades e desccobertas. A utilização de diferentes linguagens, tanto comuns quanto do cotidiano, permite um ritmo de aprendizagem que envolve o cuidar e respeita as diferentes fases e necessidades do desenvolvimento infantil.

Essa abordagem amplia as oportunidades para que cada criança possa se expressar e se desenvolver de maneira plena.

Venha fazer parte da nossa história!

Agende uma visita e descubra pessoalmente como transformamos o aprendizado em experiências inesquecáveis para seu filho(a). Nossa equipe está pronta para apresentar cada cantinho especial da nossa escola e responder todas as suas perguntas.